domingo, 22 de março de 2009

Feliz Dia Mundial da Água

Fotografia: Ariel Diacovetzky


Sertão Nordestino, Ceará

"Água é vida." Esta simples frase feita apenas com 9 letras e dois acentos agudos, esta verdade tão eterna, universal e fundamental para a nossa sobrevivência, se tornou hoje tão clichê, em lugares como o Crato onde a água abunda, que muitos de nós esquecemos o seu real significado nas corridas tarefas do dia-a-dia... Excluindo, claro, todos aqueles que - nem tão longe assim, como a foto de Ariel documenta - têm que caminhar quilômetros para buscar água e garantir a sua sobrevivência... Até um próximo dia e outra longa viagem ou até a viagem se tornar longa demais. Com certeza, estes últimos nem esquecem nem correm com tanta frequência, exceto talvez em caso de perigo de morte ou qualquer outra extrema urgência, e inventam mil e um artifícios para não desperdiçar cada gota deste ouro azul, que guardamos em 2/3 dos nossos corpos.

Então, por favor, vamos todos fazer um esforço para prestarmos mais atenção ao nosso desperdício de água, fecharmos a torneira e a mangueira e fazermos a nossa parte por um mundo melhor e pela sobrevivência da humanidade e toda a vida. Corrigirmos os nossos hábitos não é algo apenas urgente. É algo que já vem tarde e que deveria ser feito na infância pelos nossos pais e educadores.

Reduza o tempo dos seus banhos. Evite jogar lixo na privada. Varra a calçada em vez de lavar com a mangueira. Quando lavar o chão, use um balde e uma vassoura. Quando lavar o carro, faça como os profissionais da Praça da Sé, use um balde e uma esponja. Faça como fizer, pelo menos não fique olhando o vazio e pensando na vida enquanto a água se esvai pela torneira... Preste bem atenção sempre que abrir a torneira e lembre a frase "Água é Vida". Faça este esforço, apenas este pequeno esforço, mas faça. Vai ver... Com o tempo este simples gesto ficará mais fácil e fará uma enorme diferença.

Hoje é domingo e o Olhar está fechado, mas nem por isso os nossos olhos (ou torneiras) se fecham. "Água é Vida"... E todas as gotas contam.

Nenhum comentário: