terça-feira, 31 de março de 2009

Cinema Lumière

Com início na noite de 6 de abril, o Olhar Casa das Artes realizará todas as segundas-feiras, a partir das 21h, sessões de cinema ao ar livre no jardim da casa. As sessões serão denominadas Lumière, em homenagem aos irmãos franceses Auguste Marie (1862-1954) e Louis Nicholas (1864-1948) Lumière, responsáveis pela primeira projeção pública em 1895 e geralmente reconhecidos como fundadores da sétima arte. A apresentação das sessões e seleção de filmes é por Demetrius Silva, sendo o critério principal a sempre difícil busca pelo equilíbrio de um bom filme comercial e artístico. Para a primeira exibição, a equipe do Olhar sugeriu o tema para complementar o Projeto Imagination a realizar na noite de sábado. No final de cada sessão, haverá também uma oportunidade para um debate sobre o filme exibido.

Na abertura da sessão de inauguração, Demetrius fará uma curta introdução ao papel fundamental dos irmãos Lumière na história do cinema. Logo após, a noite continua com a exibição de “Réquiem para um Sonho” de Darren Aronofsky, um excelente filme norte-americano que se destaca pela trilha sonora, fotografia e também pelo seu ousado argumento, que aborda o tema de uso de drogas lícitas e ilícitas na perseguição de sonhos, frágeis quando confrontados com a realidade dos elevados preços a pagar. Apesar de um elenco sem estrelas notáveis, este filme se tornou já ‘cult’, sendo considerado uma obra-prima a retratar o mundo das drogas, pelo seu dinamismo, realismo e linguagem moderna. “Réquiem para um Sonho” é um filme obrigatório para os amantes de bom cinema. Imperdível para quem não viu... e até para quem já viu.

3 comentários:

Hérlon Fernandes disse...

As iniciativas do OLHAR sempre vêm acrescentar no cenário cultural caririense. Sou fã! A título de sugestão, sentir-me-ia honrado com a visita de vocês no meu blog ARQUEOLOGIA DA ALMA (arqueologiadaalma.blogspot.com) Linkei o blog daqui no meu! Abraços.

Antonio Sávio disse...

Proposta genial.Isso tem que ser mencionado em escolas desde já.

Olhar - Casa das Artes disse...

Herlon,

Agradecemos a sua mensagem...

Considere o seu blog visitado e adicionado à nossa lista. Mais uma sugestão de viagem para quem procura descansar por um momento, respirar e reencontrar a alma, quando o mundo à volta nos distrai e leva a esquecer que temos uma...

António,

agradecemos a sugestão e a divulgação no seu blog. Toda a ajuda é muito bem vinda.

Um abraço aos dois em nome de toda a equipe do Olhar.